Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista abehache?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS E RESENHAS 

Serão submetidos à aprovação da Comissão Editorial e ao julgamento de pareceristas ad hoc artigos que atendam ao tema e à respectiva ementa de cada número, bem como resenhas de livros ou filmes e artigos sobre as diversas manifestações linguísticas, estéticas, sociais, políticas e históricas do universo hispânico. Os trabalhos podem ser redigidos em português ou espanhol e devem ser inéditos. Trabalhos em outras línguas poderão ser excepcionalmente admitidos. A Comissão Editorial reserva-se o direito de não comentar os motivos em caso de recusa.

A Revista da ABH adota a política de acesso aberto, conforme a licença da CreativeCommons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt.


Artigos

O trabalho deve obedecer à seguinte sequência:

1. Título – centralizado, em negrito, com maiúscula só para letras iniciais. Fonte: Times New Roman 16.

2. Nome(s) do(s) autor(es) – não deve constar nome(s) do(s) autor(es) do texto. 

3. Resumo ou Resumen e Abstract – deve-se necessariamente incluir um Resumo em português e um Resumen em espanhol; opcionalmente, um Abstract em inglês. Colocar a palavra Resumo / Resumen / Abstract em Times New Roman 11, negrito, maiúscula para letra inicial, duas linhas abaixo do nome do autor, seguida de dois pontos. O texto-resumo deverá ser apresentado em Times New Roman 11, espaço simples, sem recuo, alinhamento justificado. O resumo deve ter, no mínimo, 100 e, no máximo, 150 palavras.

(Obs.: Resenhas não devem ser acompanhadas por resumo, resumen ou abstract.)

4. Palavras-chave / Palabras clave / Keywords – devem ser acrescentadas após cada resumo. Dar um espaço em branco. Fonte: Times New Roman 11, espaço simples. As palavras palavras-chave / palabras clave / keywords deverão estar em negrito, seguidas de dois pontos. Pede-se de 3 a 5 palavras-chave em português, de 3 a 5 palabras clave em espanhol e de3 a 5 keywords em inglês, separadas por ponto e vírgula. Alinhamento justificado.

(Obs.: Resenhas não devem ser acompanhadas por palavras-chave.)

Deixar duas linhas simples em branco antes do texto.

5. Texto – em Times New Roman 12, espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos. Alinhamento justificado. Usar espaçamento duplo entre o corpo do texto e citações, subitens, ilustrações e tabelas, quando houver. Os artigos devem ter entre 5 mil e 8 mil palavras, em formato A4, com 2,5 cm de margem superior e inferior e 3,0 cm de margem esquerda e direita. Artigos com menos de 5 mil palavras não serão aceitos. Para resenhas: no mínimo 1.200 e no máximo 2.500 palavras. Não numerar as páginas.

5.1. Parágrafos: usar “primeira linha” (1,25 cm).

5.2. Subtítulos:Times New Roman 14, sem recuo, em negrito, só com a primeira letra em maiúscula. A numeração dos subitens, se for usada, deve ser feita em algarismos arábicos.

5.3. Tabelas e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir dentro do padrão geral do texto e no espaço a elas destinado pelo autor, não ao final. Recomenda-se o uso de imagens em 72 px de resolução. Evitar o uso de imagens em grandes dimensões.

5.4. Notas devem ser evitadas. Quando necessário, devem aparecer ao pé da página, numeradas com números arábicos, de acordo com a ordem de aparecimento. Fonte: Times New Roman 10, espaço simples.

5.5. Ênfase ou destaques no corpo do texto – deve-se usar negrito. Para palavras em língua estrangeira, usar itálico. Não sublinhar textos.

5.6. Citações de até três linhas vêm entre aspas, seguidas do sobrenome do autor (em MAIÚSCULAS), ano de publicação e página(s). Ex.: (LIEBLICH 2005: 61). Com mais de 3 linhas, com recuo de 1,25 cm em ambas as margens, fonte Times New Roman 11, sem aspas, espaço simples, também seguidas do sobrenome do autor (em MAIÚSCULAS), ano de publicação e página(s). Somente as citações em língua estrangeira devem vir em itálico.

 

Resenhas

Devem ser apresentadas com a mesma formatação dos artigos (sem título nem resumo nem palavras-chave), com a referência completa da obra resenhada, em parágrafo justificado, no lugar do título.

 

Alguns exemplos de citações

  • Citação direta com três linhas ou menos:

BORNHEIM (1992: 57) afirma ainda “Assim, a plasticidade do texto compõe-se juntamente com os recursos de que lança mão a encenação.”

  • Citação indireta:

Para o dramaturgo e diretor alemão Bertolt BRECHT (1967), o teatro não deve proporcionar apenas as sensações e os impulsos que são permitidos pelo respectivo contexto histórico […].

  • Citação de citação:

Nesse sentido, Henry GIROUX (apud RAJAGOPALAN 2003: 105) argumenta que […]

  • Citação com mais de três linhas:

Segundo POSSENTI (2012: 237),

[…] nenhum discurso pode prescindir de um mínimo de coerência interna, trate-se de ciências, trate-se de saberes, para adotar a terminologia de Foucault. Em certo sentido, análogo, mas não idêntico, mesmo doutrinas francamente ideológicas (políticas, religiosas e outras) estão submetidas a esta restrição.

6. Anexos – devem ser evitados. Caso existam, devem ser colocados antes das referências bibliográficas, precedidos da palavraAnexos, maiúscula só na letra inicial e negrito, sem recuo e sem numeração. Quando constituírem textos já publicados, devem incluir permissão dos editores para publicação. Recomenda-se que anexos sejam utilizados apenas quando absolutamente necessários. Os anexos não podem exceder o máximo de caracteres estipulado para os artigos.

7. Referências bibliográficas – devem ser apenas aquelas referentes aos textos citados no trabalho. O título Referências bibliográficas só com a letra R maiúscula, em negrito, centralizado, sem recuo, deixando duas linhas simples em branco antes desse título. Colocar duas linhas simples em branco depois do título, antes da primeira entrada. Espaço simples nas referências bibliográficas, sem deslocamento. Espaçamento duplo entre as obras citadas. Fonte: Times New Roman 12. Para os sobrenomes dos autores, MAIÚSCULAS. (Vide exemplos.). As obras citadas nas referências bibliográficas não são numeradas.

 

Alguns exemplos de Referências bibliográficas

Livro

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: Linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Capítulo de livro

POSSENTI, Sírio. Notas sobre língua, texto e discurso. In: BRAIT, Beth; SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília (org.). Texto ou discurso?São Paulo: Contexto, 2012.

Artigo de periódico

CARVALHO, Carolina Alfaro de. Por uma abordagem sistêmica, descritiva, funcional e subjetiva da tradução para legendas. In:TradTerm 13(1), 2007, 13-29.

Artigo de jornal

TEIXEIRA, Ivan. Gramática do louvor. In: Folha de S. Paulo, Jornal de Resenhas. São Paulo, 08/04/2000, 4.

Dissertação e tese

CASTELA, Greice da Silva. A leitura e a didatização do (hiper)texto eletrônico no ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE). Tese de doutorado. FL/UFRJ, Rio de Janeiro, 2009.

Publicação on-line – INTERNET

ABOGADO RODRÍGUEZ, Ana. Derechos indígenas y sociedad de masas. In: Revista de Antropología 2, Santiago de Chile, nov. 2007, 29-35. http://www.derechosdehablantes.org.(23/01/2008).

OBSERVAÇÃO FINAL: A desconsideração das normas implicará a não aceitação do trabalho. Os artigos ou resenhas recusados não serão devolvidos ao(s) autor(es).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.