Minha pátria é minha língua: algumas questões sobre a (de)colonização das línguas e dos sujeitos no ensino de espanhol

  • Lívia Márcia Baptista Universidade Federal da Bahia

Resumo

Resumo: Neste texto, retoma-se como tema de reflexão questionamentos acerca da intersecção entre língua, território e identidades, a partir de um recorte de textos de dois autores latino-americanos contemporâneos, a saber, Pablo NERUDA (1974) e Eduardo GALEANO (1993). Questionam-se, por meio desses excertos textuais, discursos naturalizados no ensino de línguas e defende-se a necessidade de rever e problematizar como se configura o contato entre línguas e culturas, considerando-se a relação entre subjetividade e alteridade bem como os sentidos irradiados para designar as línguas, identidades e sujeitos, ancorados em binarismos e essencialismos afinados com os ideários da modernidade. Assim, espera-se contribuir para o debate em torno dessas questões no âmbito da formação de professores espanhol no contexto brasileiro no sentido de deslocar e/o erradicar o monolinguimo e o monoculturalismo no ensino de línguas, sobretudo, do espanhol.

Palavras- chaves: Língua Espanhola; Ensino; Identidades; Alteridade; Modernidade.

Biografia do Autor

Lívia Márcia Baptista, Universidade Federal da Bahia
Departamento de Letras Românicas e Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura

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Publicado
2017-12-20