Quando tecnologia e práticas de compreensão oral aliam-se nas aulas de língua espanhola

um trabalho instigante e desafiador

  • Mariane Rocha Silveira Universidade de Passo Fundo
  • Gisele Benck de Moraes Universidade de Passo Fundo

Resumo

As práticas relativas à Compreensão Oral (CO) e à Produção Oral (PO) em língua espanhola, aliadas à tecnologia, contribuem para sua apropriação e concedem ao aluno maior autonomia. Essas habilidades, contudo, recebem menos evidência em sala de aula e nos materiais didáticos, ainda que sejam essenciais para uma comunicação efetiva, por contribuir no acionamento de importantes processos cerebrais relacionados às informações e ao conhecimento existente, além de constituírem-se como atividades lúdicas e atraentes aos alunos. Assim, buscou-se, em uma pesquisa qualitativa com um grupo de graduandos de licenciatura, testar-se a eficácia de práticas de CO e tecnologia, em específico quanto à legendagem. Os resultados parciais apontam que elas promovem a interação e a ajuda mútua entre os alunos e contribuem para a sensibilização auditiva e o desenvolvimento da escrita.

 

Palavras-chave: Espanhol; compreensão oral; tecnologia; legendagem.

 

Publicado
2018-07-25