Antes e depois da lei: implicações da legislação na implantação do ensino do espanhol em Santa Catarina (1986-2016)

Luizete Guimarães Barros, Claci Ines Schneider

Resumo


No ano em que a Associação dos Professores de Espanhol do Estado de Santa Catarina (APEESC) completa 30 anos de existência, o fio condutor deste artigo parte de uma reflexão de mão dupla sobre o divisor de águas que foi a promulgação da Lei 11.161-2005. Assim, na parte inicial, a primeira autora, presidente fundadora da APEESC, relata acontecimentos anteriores à lei a fim de recordar atividades realizadas em prol do ensino do espanhol nesse período, tendo por base sua trajetória de vida para atar laços com a perspectiva historiográfica de Picanço (2003) sobre o ensino do espanhol no estado do Paraná, no intuito de deslocar o foco para o estado de Santa Catarina dos anos oitenta até hoje. Na parte final, a segunda autora, presidente atual, complementa com dados sobre a situação do ensino de espanhol no estado catarinense, comparando cifras obtidas em pesquisa referente a 2003 e 2013, no sentido de mostrar os efeitos da promulgação da referida lei.

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